quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Hipotireoidismo e alimentação


A tireoide é uma glândula que está localizada na parte anterior do pescoço. Responsável pela produção de hormônios importantes,T3(Triiodotironina) e T4( tiroxina),que atuam no organismo.Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode produzir hormônios em baixa quantidade( Hipotireoidismo) ou em excesso( Hipertireoidismo).

Os principais sintomas do Hipotireoidismo são: intestino preso, sonolência, cansaço excessivo, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso.

O iodo é essencial para que a tireoide possa sintetizar e liberar os hormônios. Há um decreto de lei que obriga as empresas a colocarem iodo no sal. Porém alguns alimentos fazem com que a absorção de iodo fique comprometida. Exemplo: As crucíferas, Couve, brócolis, repolho, couve-flor devido a presença de glicosinolatos e isocianatos . A isoflavona contida na soja também interfere na absorção do iodo. O consumo das crucíferas principalmente cruas e diariamente deve-se evitar .

Os alimentos importantes na alimentação de pessoas com hipotireoidismo são aqueles ricos em zinco, ferro, selênio, fibras como: carne bovina magra, feijão, castanhas , aveia, . Também peixes, frutos do mar.